Filmes e séries que foram drasticamente alteradas por tragédias do mundo real
Ataques terroristas levaram produtores a editarem e excluírem materiais de produções.
Mesmo quando filmes e séries não são baseados em fatos reais, o bom senso muitas vezes leva produtores a tomar decisões difíceis, especialmente quando um tema delicado abordado em uma produção coincide tragicamente com eventos da vida real.
Essas decisões podem ter grandes implicações financeiras, mas são necessárias para respeitar o público e os envolvidos nas tragédias.
Leia também: Os melhores filmes de aventura espacial para explorar o desconhecido
Algumas produções precisaram ser editadas, adiadas ou até mesmo canceladas devido a tristes acontecimentos que chocaram o mundo.
A decisão de alterar uma obra já pronta é desafiadora, mas às vezes inevitável, para evitar que a ficção se misture de forma insensível com a realidade.
Inscreva-se e receba as últimas novidades diretamente no seu e-mail
O que fazer quando um filme ou episódio aborda um tema trágico que, por uma mórbida coincidência, está repercutindo mundialmente?
Na lista a seguir, relembre produções que precisaram ser alteradas ou adiadas por causa de eventos catastróficos da vida real.
‘Buffy, a caça-vampiros’
Um episódio da popular série teen foi adiado após o massacre de Columbine, em abril de 1999.
A história, que só foi ao ar em setembro do mesmo ano, mostrava Buffy tentando impedir um atirador em uma escola.
‘Atentado em Paris’ (2016)
O filme estrelado por Idris Elba teve seu lançamento adiado devido a um atentado terrorista em Nice, França, no Dia da Tomada da Bastilha.
O estúdio decidiu adiar a estreia por causa da estranha coincidência com o título original do filme em inglês.
‘A hora do pesadelo’ (1984)
O diretor Wes Craven originalmente idealizou o vilão Freddy Krueger como um homem acusado de molestar crianças.
No entanto, após casos reais de abuso infantil em Kern County, Craven repensou o personagem para evitar associações problemáticas.
‘Zoolander’ (2001)
A comédia ambientada no mundo da moda teve que remover uma cena no World Trade Center após os ataques de 11 de setembro, poucos dias antes do lançamento.
‘Supergirl’
Após os atentados de Paris em 2015, a CBS adiou a exibição de um episódio de ‘Supergirl’ que mostrava a heroína salvando a cidade de uma série de ataques com bombas.
‘Caixa de pássaros’ (2018)
O filme pós-apocalíptico estrelado por Sandra Bullock foi criticado por usar imagens de um desastre real de trem em Quebec.
Após pressão, a Netflix concordou em remover a cena.
‘Por um fio’ (2003)
O thriller estrelado por Colin Farrell teve seu lançamento adiado duas vezes.
Primeiro por causa dos ataques de 11 de setembro e depois devido a um massacre em Washington D.C., só estreando em 2003.
‘NCIS: Los Angeles’
Em 2015, um episódio da série foi atrasado devido à sua temática envolvendo recrutamento de jovens por organizações terroristas, logo após os ataques em Paris.
‘A Caçada’ (2020)
O filme ‘The Hunt’, estrelado por Betty Gilpin, Hilary Swank e Emma Roberts, teve sua estreia cancelada em 2019 após tiroteios em massa nos EUA, devido às críticas de que o filme poderia aumentar a tensão social.
‘Legends’
A série ‘Legends’ teve um episódio sobre um protesto em Paris transformado em evento violento, adiado após os ataques terroristas na capital francesa em 2015.
‘Caça aos gângsteres’ (2013)
Devido ao massacre em um cinema em Aurora, Colorado, uma cena envolvendo um tiroteio em um cinema foi removida, e o lançamento do filme foi adiado para 2013.
‘Mr. Robot’
O final da primeira temporada de ‘Mr. Robot’ foi adiado devido a uma cena que se assemelhava aos assassinatos reais da repórter Alison Parker e do cinegrafista Adam Ward, ocorridos em 2015.
‘Medo da verdade’ (2007)
O lançamento do filme no Reino Unido foi adiado devido à semelhança com o desaparecimento de Madeleine McCann, um caso amplamente divulgado que ainda permanece sem solução.
‘Desejo de matar’ (2018)
O remake estrelado por Bruce Willis teve seu lançamento adiado após um tiroteio em massa em Las Vegas, que levou os produtores a reconsiderarem a data de estreia.
‘Atirador’ (2007)
O filme protagonizado por Ryan Phillippe também teve seu lançamento adiado devido às mortes de Alton Sterling e Philando Castile pela polícia, que geraram grande repercussão.
‘O mundo imaginário do Dr. Parnassus’ (2009)
Após a trágica morte de Heath Ledger, o filme foi finalizado com outros atores assumindo diferentes facetas do personagem, com seus cachês sendo doados à filha de Ledger.
‘MIB – Homens de preto 2’ (2002)
Originalmente, o clímax do filme se passaria no topo do World Trade Center, mas foi alterado para a Estátua da Liberdade após os ataques de 11 de setembro.
‘Brüno’ (2009)
Uma cena envolvendo LaToya Jackson foi editada do filme no dia de sua estreia, após a morte de Michael Jackson, irmão da artista.
‘Friends’
Um episódio da oitava temporada em que Chandler fazia piadas sobre bombas em um aeroporto foi reescrito após os ataques de 11 de setembro.
‘Dr. Fantástico’ (1964)
A estreia do clássico de Stanley Kubrick foi adiada após o assassinato do presidente Kennedy em 1963, mudando sua data para 1964.
‘Homem-Aranha’ (2002)
Uma cena do filme que mostrava o super-herói escalando o World Trade Center foi removida após os ataques terroristas de 11 de setembro.
‘The Program’ (1993)
A Disney deletou uma cena de ‘The Program’ após adolescentes tentarem imitá-la, resultando em uma morte e dois feridos graves.
‘American Horror Story’
Após um massacre em Las Vegas, uma cena de tiroteio em ‘American Horror Story’ foi suavizada pelo canal FX.
‘American Guns’
O reality show focado na família Wyatt, que vendia armas, foi adiado após o trágico tiroteio na escola de Sandy Hook, em 2012.